quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curso de Formação para Educadores em EJA Quilombolas

Foi realizado, no período de maio a junho deste ano, o I Curso de Formação de Educadores para Alfabetização de Jovens e Adultos em Comunidades Negras Rurais.
"Esta proposta visa capacitar profissionais da Educação para atuar em escolas dentro das Comunidades Quilombolas", diz a Profª Drª Débora de Leão, coordenadora do Curso e professora do Curso de Pedagogia da UFSM.
Participaram do Curso, ministrando palestras, profissionais da aréa da Saúde, como o Prof. Dr. Julio Tschoepke Medeiros, a Sra Caren Fortunato da Secretária da Saúde e o professor Valdo Barcelos.

Para isto, foi preciso - dentro do curso- expor aos envolvidos o contexto sócio, histórico e cultural dos integrantes destas comunidades, apresentar a lei 10.639/03, que prevê a valorização dos negros e seus feitos na construção da História e do Povo Brasileiro; além de sensibilizá-los a questão do negro no Brasil.
Esta atividade foi uma ação afirmativa, que reflexionou sobre a fundamentação teórico-metodológica existente para o desenvolvimento de propostas pedagógicas dentro das Comunidades Quilombolas.

Curso de Piscicultura para Quilombolas

O Programa Pilão realizou no dia 05/06/2010, um dia de Campo com as Comunidades Quilombolas de Barro Vermelho, Timbaúva e Palma, para por em ação o Curso de Piscicultura ministrado pela doutoranda em PisciculturaAndréa, da UFSM.
Neste dia, os alunos quilombolas das Comunidades envolvidas no Programa aprenderam como realizar a construção do tanque, a verificação do PH da água, o tipo de adubo e alimentação a ser dada aos peixes, além da melhor melhor época para iniciar a criação e o tipo de alevino a ser utilizado para um rápido desenvolvimento do peixe, etc.



Criação de peixes nos Quilombos do Programa Pilão




Estão sendo construídos tanques para criar peixes, nas Comunidades envolvidas no Programa Pilão.E, é prevista a distribuição de peixes "alivinões" e adubo orgânico, entre os responsáveis pelas criações de peixes, ainda para este mês. Serão distribuídos cerca de 2000 "alivinões" que em seis meses poderão atingir o peso de 1kg à 1,5kg.

Fase Final



Está em fase final a construção da Unidade Laborial, na Comunidade Quilombola Arnesto Penna Carneiro, localizada no 8ºDistrito de Santa Maria- Palma.


A unidade servirá para beneficiar e processar alimentos produzidos na própria comunidade ou de outras comunidades também envolvidas no Programa Pilão, a fim de gerar trabalho e renda para seus integrantes.


Prevê-se a sua finalização para o mês de Novembro, em data a ser escolhida para a aula inaugural da sala com a professora Drª em Tecnologia de Alimentos Neila Richards, da UFSM.


terça-feira, 16 de março de 2010

I Encontro de Mulheres Negras Rurais do Programa Pilão



No dia 06/03/2010, sábado antescedente do Dia Internacional da Mulher o Programa (de Extensão) Pilão: Presença Negra no Campo, da UFSM e a Secretaria Estadual da Saúde promoveram o I Encontro de Mulheres Negras Rurais das Comunidades de Barro Vermelho, Timbaúva e Palma, na Escola Municipal Simãoes Veríssimo, localizada na Comunidade de Timbaúva.


Este encontro teve por subtitulo e finalidade Beleza Negra, Auto-estima e Saúde, realizando também oficinas, workshops e palestras sobre beleza e saúde da mulher negra, centrados nos temas estética corporal, sexualidade e doenças, como a anemia falciforme, contando com a presença das senhoras Eila F. da Silva, empresária e dona de Salão de Beleza, Srª Solange Ribeiro, enfeira do Munícipio de Santa Maria e a sra Carem Fortunato, representante da Secretária estadual da Saúde.

Neste dia, também, foram distribuídos materiais explicativos sobre diversos assuntos referentes a saúde da mulher, brindes doados por empresas comerciais da região e por fim foi realizado um chá comunitário para a confraternização entre todas as mulheres quilombolas presentes.

Avaliação Bucal: Última Etapa




No dia 26/02/2010, foi realizada na Comunidade Quilombola de Barro vermelho, em Restinga Seca a última etapa do projeto odontológico da Profª Kátia Braum. A triagem foi realizada com sucesso e agora espera-se que a segunda fase do projeto inicie, a qual prevê o tratamento dos casos mais urgentes.
Esta segunda fase também engloba tratamentos urgentes da Comunidade de Timbaúva, esperando-se assim que todas as comunidades atendidas pelo Programa Pilão e o Projeto Odontológico Condições da Saúde bucal das Comunidades de Quilombos sejam atendidas.
"O prazo de espera para atendimento pode chegar a um ano, mas isto não quer dizer que eles não serão atendidos, pois estamos nos esforçando para realizar a todos os atendimentos."diz Guto Scott, um dos alunos do PET Odonto.


Visita a Quilombo em Viamão


No dia 24/02/2010, a coordenadora executiva, a coordenadora administrativa e uma integrante da Comunidade Quilombola de Timbaúva foram visitar uma comunidade quilombola na cidade de Viamão. Neste dia houveram trocas de experiencias e relatos de ambas aas partes de como as comunidades estão sde organizando e trabalhando para o desenvolvimento de atividades rentáveis, uma vez que as Comunidades Envolvidas no Projeto Pilão (Timbaúva, em Formigueiro, Barro Vermelho, em Restinga Seca e Arnesto Penna, em Palma) receberam o selo quilombola de produtos artesanais (para suas geleias) e se preparam para receber o selo de produtos orgânicos e, que esta comunidade de Viamão também está interessada em produzir para crescer e desenvolver-se.

Viagem a Porto Alegre





No dia 23/02/2010, a coordenadora executiva do Projeto Pilão, a coordenadora administrativa e uma integrante da comunidade quilombola de Timbaúva foram a Porto Alegre para buscar junto à Secretaria Estadual de Saúde soluções para que fosse possível promover um evento, em que especilalistas em saúde da mulher e da anemia falciforme pudessem informar, esclarecer dúvidas e trazer novos conhecimentos às comunidades assistidas pelo Projeto sobre estas questões.


Neste dia também visitaram o INCRA para conseguir o compravante de titulação e regulamentação das terras quilombolas da Comunidade deArnesto Penna Carneiro também conhecida como Rincão dos Evangélicos, em Palma (8º Distrito de Santa Maria), para que nelas seja perfurado um poço artesiano que trará água a algumas familias que ainda sobrevivem de poços precários.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Avaliação Bucal II Etapa: Formigueiro

Foi realizada na Comunidade Quilombola de Timbaúva, em Formigueiro (Rs) no dia 22/01/2010 a segunda etapa do projeto Saúde Bucal e Qualidade de Vida, orientado pela profa do Curso de Odontologia Kátia Braum e seus alunos, integrantes do PET Odonto. O projeto é divido em etapas e estas em fases: a primeira etapa foi desenvolvida na Comunidade Arnesto Penna, em Palma (8º distrito de SM) e, a segunda fase já está sendo finalizada.
Nesta segunda etapa, em Formigueiro, os alunos da Odontologia já finalizaram a primeira fase (avaliação bucal) e ao retonar as atividades do curso, neste semestre, iniciarão a segunda fase (tratamento).
O projeto visa, ainda atender, a longo prazo, a comunidade de Barro Vermelho, em Restinga Seca, desta forma o projeto visa atender as três comunidades envolvidas no Programa Pilão.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os donos da Água

Nesta sexta-feira, dia 08/01/2010, a coordenadora executiva Vânia Paulon, do Projeto Pilão, e a Dona Eleodora de paula, uma das integrantes da comunidade de Timbaúva, foram até as cidades de são Gabriel e São Sepé arrecadar assinaturas de menbros da comunidade para a perfuração de um poço artesiano dentro da comunidade.
Esta ação sempre foi um dos objetivos do Projeto Pilão, no entanto foi muito díficil conseguir chegar a um acordo entre os integrantes da comunidade sobre a localização do poço, ficando a srª Dora de Paula a responsável pelo local da perfuração do poço, área onde onde foi encontrado o veio de água, disse a coordenadora.

Tratamento bucal em Palma


No dia 14/12/2009, foi realizada a útima fase da primeira etapa de tratamento bucal dado a comunidade Negra Rural de Palma. O tratamento teve de início uma avaliaão da saúde bucal de todos os integrantes da comunidade, no segundo semestre de 2009. A equipe de alunos bolsistas do curso de Odontologia esteve sob a responsábilidade da profª Drª Kátia Brum.
Foram atendidos até agora os casos de maior urgência, entre eles uma gestante e dois idosos, e foi dada assintência, também, aos casos mais simples, no entanto é previsto a continuação do tratamento desta comunidade para o ano de 2010, uma vez que ainda se há muito que fazer, diz a profª drª Kátia, que pretende, também realizar uma avaliação bucal nas outras comunidades quilombolas participantes do Programa Pilão, durante este ano de 2010.

Arte e cultura AFRO em Timbaúva

No dia 11/12/2009, sexta-feira, foi realizada na Escola E. E. F. São João Batista, em Formigueiro um Encontro de Pais e Mestres e integrantes do Programa Pilão, em que todos os alunos, professores e pais dos alumos (dentre os quais muitos fazem parte das atividades do Pilão) participaram em atividades distintas.
Para os alunos foi dada a Oficina de Arte e Cultura Africana, ministrada pelo Especialista em Cultura Áfricana, Ona Artero.
Para a reunião com as professoras, contou-se com a presença da Profª Ms. Carmen Deleacil Ribeiro. A escola me pareceu bem preparada e está de acordo com o que a Lei 10.639/03 prevê para a Educação, diz a Profª Carmen Deleacil.
A Escola possui oficinas de teatro para ensinar história e cultura (afro)brasileira e gerar a reflexão nos alunos sobre o que os alunos aprendem nas aulas de história.
E, para as atividades com os pais dos alunos, neste dia, compareceram na escola o presidente da Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Santa Maria e Região Alcione Claro para falar sobre Cooperativismo e a Engª Agronôma Lori Brandt para falar de Segurança Alimentar.
Ao fim da tarde houve, também, uma grande confraternização entre os professores da escola e os participantes do Programa Pilão, ocasião em que foram apresentada as geléias quilombolas.