quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curso de Formação para Educadores em EJA Quilombolas

Foi realizado, no período de maio a junho deste ano, o I Curso de Formação de Educadores para Alfabetização de Jovens e Adultos em Comunidades Negras Rurais.
"Esta proposta visa capacitar profissionais da Educação para atuar em escolas dentro das Comunidades Quilombolas", diz a Profª Drª Débora de Leão, coordenadora do Curso e professora do Curso de Pedagogia da UFSM.
Participaram do Curso, ministrando palestras, profissionais da aréa da Saúde, como o Prof. Dr. Julio Tschoepke Medeiros, a Sra Caren Fortunato da Secretária da Saúde e o professor Valdo Barcelos.

Para isto, foi preciso - dentro do curso- expor aos envolvidos o contexto sócio, histórico e cultural dos integrantes destas comunidades, apresentar a lei 10.639/03, que prevê a valorização dos negros e seus feitos na construção da História e do Povo Brasileiro; além de sensibilizá-los a questão do negro no Brasil.
Esta atividade foi uma ação afirmativa, que reflexionou sobre a fundamentação teórico-metodológica existente para o desenvolvimento de propostas pedagógicas dentro das Comunidades Quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário