quarta-feira, 13 de maio de 2009

Visita do Programa Pilão em Timbaúva
por Larissa Paz


Representantes do Programa Pilão estiveram no dia 24 de abril na Comunidade Timbaúva, em Formigueiro, para apresentar o projeto. O porta-voz do grupo, Batista Souza da Silva, ressaltou a dificuldade de conseguir informações junto à Prefeitura da cidade. Ele explicou que não tem medo de chegar ao setor administrativo de Formigueiro, porém não existe interesse por parte dos governantes. "Fui falar com o prefeito João Natalício Siqueira da Silva e disseram que não podia porque estava em Porto Alegre", colocou Batista.


Representantes do Programa Pilão conversando com Batista Souza (foto: Larissa Paz)

A comunidade reclama do abastecimento de água demorado, e reivindica melhoras, junto à Prefeitura. Os moradores pagam R$ 11,50 por 3.500 litros de água. Segundo Batista, a Emater destinou uma verba de R$ 250,00 para a prefeitura de Formigueiro repassar água às comunidades, mas nem todos receberam.


Eliodora Paula, moradora da comunidade, esperava receber um forno a lenha orçado em oitocentos reais, mas recebeu um no valor de em média trezentos reais. O forno estragou com pouco tempo de uso e só conseguiu trocá-lo depois de ir à Emater reclamar.

Vania Paulon, coordenadora executiva do Projeto Pilão, explicou que este só passou a se desenvolver na comunidade de Timbaúva em fevereiro, quando a verba foi liberada.


Moradores da Comunidade Timbaúva (foto: Edinei Souza)

Em relação à saúde, Vania disse que para solicitar um posto na comunidade, seria necessário que a comunidade declarasse-se como Quilombola."Temos que fazer referência e solicitar ajuda médica", ressaltou ela. A situação na área de saúde na comunidade Timbaúva é muito séria, devido à falta de atendimento médico, partos, etc.


Mesmo assim os quilombolas não perdem suas esperanças e forças na luta pelo reconhecimento. No dia trinta de maio a Comunidade Timbaúva inaugura sua primeira rádio experimental. A iniciativa partiu da Associação Rádio Difusão e Quilombola. A Programação funcionará todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário