segunda-feira, 18 de maio de 2009

Escola Major Tancredo de Moraes participa do Programa Pilão
por Larissa Paz

A Escola Major Tancredo de Moraes, situada em Palma. 8º Distrito de Santa Maria, recebeu a Equipe do Programa Pilão. A apresentação contou com a presença de Carmen Deleacil Nassar, responsável pela parte da educação e cultura, Carlos Renan Denardin Dotto, responsável pela preocupação com o meio ambiente, além das representantes do Projeto, Vania Paulon e Silza Lima.


Antes da exposição, alunas do colégio fizeram uma apresentação de dança. As estudantes esclareceram sobre a convivência delas dentro das escolas e sobre a inclusão das crianças moradoras do Quilombo. "O projeto está dando oportunidade de importância para os quilombos",ressaltou Andreza Custódio Rodrigues, da 8ªsérie. Ela falou ainda que o trabalho realizado dentro da Comunidade faz com que os moradores se sintam importantes.




Alunas da escola apresentando dança (Fotos: Larissa Paz)

Durante apresentação Carmen Deleacil Nassar, professora na área de educação e Coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) pela UFSM, responsável pela parte de educação e cultura no projeto, explicou tantos aos professores como também aos alunos e pais, a importância das da implementação das Leis nº 10.639/03, relativa às Políticas Afirmativas e a de nº11.645/08 que visa a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Carmen ressaltou que as crianças moradoras dos Quilombos não podem ter vergonha de suas raízes e sim orgulho de suas histórias. "Depois de saberem seu valor jamais ficaram com escondidas", lembrou ela emocionada.

Professora Carmen (de costas) palestrando sobre a importância do negro para sociedade (Fotos: Larissa Paz)

Carlos Renan Denardin, responsável pela área de Meio Ambiente, também enfatizou sobre sua atuação no projeto. Denardin explanou sobre o processo de Educação Ambiental ( Lei 10.350/04), o planejamento em relação ao meio ambiente juntamente com a comunidade.Logo, Renan fez uma pequena reunião com pais e professores da Escola para definir o cronograma do trabalho.

Vania e Renan apresentando o projeto (Foto: Ednei Souza)

Algumas das propostas do Programa Pilão é a exposição da produção elaborada pelas comunidades. A data prevista para o acontecimento é 20 de novembro, dia da Semana da Consciência Negra. Dentre as atividades constam também apresentações artísticas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário