quarta-feira, 7 de outubro de 2009

I Fórum Despertando Africanidades



Iniciou no dia 24 de setembro de 2009 o I Fórum Regional Despertando Africanidades, em que a Profª. Ms. Carmen Deleacil leva às Comunidades Quilombolas palestras que visam apresentar a Lei 10.639/2003 e suas diretrizes aos cidadãos diretamente envolvidos e afetados por ela.


O Fórum visa também realçar as personalidades negras brasileiras, com a finalidade de despertar nos quilombolas o interesse e a curiosidade em descobrir onde está a sua Africanidade e quem são os herois negros atuais e/ou que existem entre eles.


"A ideia de se despertar a Africanidade existente nestas pessoas surgiu da necessidade de se mostrar a estas pessoas que os negros podem e fazem mais do que estão acostumados a ouvir nas escolas e na sociedade em que estudam e convivem, respectivamente, tanto que hoje existe a Lei 10.639/2003 que obriga a todas as Escolas a ensinar História e Literatura Africana e Afro-Brasileira, assim como exaltar estas culturas", diz Carmen Deleacil, coordenadora do Fórum e do Núcleo deEstudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário