terça-feira, 16 de março de 2010

I Encontro de Mulheres Negras Rurais do Programa Pilão



No dia 06/03/2010, sábado antescedente do Dia Internacional da Mulher o Programa (de Extensão) Pilão: Presença Negra no Campo, da UFSM e a Secretaria Estadual da Saúde promoveram o I Encontro de Mulheres Negras Rurais das Comunidades de Barro Vermelho, Timbaúva e Palma, na Escola Municipal Simãoes Veríssimo, localizada na Comunidade de Timbaúva.


Este encontro teve por subtitulo e finalidade Beleza Negra, Auto-estima e Saúde, realizando também oficinas, workshops e palestras sobre beleza e saúde da mulher negra, centrados nos temas estética corporal, sexualidade e doenças, como a anemia falciforme, contando com a presença das senhoras Eila F. da Silva, empresária e dona de Salão de Beleza, Srª Solange Ribeiro, enfeira do Munícipio de Santa Maria e a sra Carem Fortunato, representante da Secretária estadual da Saúde.

Neste dia, também, foram distribuídos materiais explicativos sobre diversos assuntos referentes a saúde da mulher, brindes doados por empresas comerciais da região e por fim foi realizado um chá comunitário para a confraternização entre todas as mulheres quilombolas presentes.

Avaliação Bucal: Última Etapa




No dia 26/02/2010, foi realizada na Comunidade Quilombola de Barro vermelho, em Restinga Seca a última etapa do projeto odontológico da Profª Kátia Braum. A triagem foi realizada com sucesso e agora espera-se que a segunda fase do projeto inicie, a qual prevê o tratamento dos casos mais urgentes.
Esta segunda fase também engloba tratamentos urgentes da Comunidade de Timbaúva, esperando-se assim que todas as comunidades atendidas pelo Programa Pilão e o Projeto Odontológico Condições da Saúde bucal das Comunidades de Quilombos sejam atendidas.
"O prazo de espera para atendimento pode chegar a um ano, mas isto não quer dizer que eles não serão atendidos, pois estamos nos esforçando para realizar a todos os atendimentos."diz Guto Scott, um dos alunos do PET Odonto.


Visita a Quilombo em Viamão


No dia 24/02/2010, a coordenadora executiva, a coordenadora administrativa e uma integrante da Comunidade Quilombola de Timbaúva foram visitar uma comunidade quilombola na cidade de Viamão. Neste dia houveram trocas de experiencias e relatos de ambas aas partes de como as comunidades estão sde organizando e trabalhando para o desenvolvimento de atividades rentáveis, uma vez que as Comunidades Envolvidas no Projeto Pilão (Timbaúva, em Formigueiro, Barro Vermelho, em Restinga Seca e Arnesto Penna, em Palma) receberam o selo quilombola de produtos artesanais (para suas geleias) e se preparam para receber o selo de produtos orgânicos e, que esta comunidade de Viamão também está interessada em produzir para crescer e desenvolver-se.

Viagem a Porto Alegre





No dia 23/02/2010, a coordenadora executiva do Projeto Pilão, a coordenadora administrativa e uma integrante da comunidade quilombola de Timbaúva foram a Porto Alegre para buscar junto à Secretaria Estadual de Saúde soluções para que fosse possível promover um evento, em que especilalistas em saúde da mulher e da anemia falciforme pudessem informar, esclarecer dúvidas e trazer novos conhecimentos às comunidades assistidas pelo Projeto sobre estas questões.


Neste dia também visitaram o INCRA para conseguir o compravante de titulação e regulamentação das terras quilombolas da Comunidade deArnesto Penna Carneiro também conhecida como Rincão dos Evangélicos, em Palma (8º Distrito de Santa Maria), para que nelas seja perfurado um poço artesiano que trará água a algumas familias que ainda sobrevivem de poços precários.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Avaliação Bucal II Etapa: Formigueiro

Foi realizada na Comunidade Quilombola de Timbaúva, em Formigueiro (Rs) no dia 22/01/2010 a segunda etapa do projeto Saúde Bucal e Qualidade de Vida, orientado pela profa do Curso de Odontologia Kátia Braum e seus alunos, integrantes do PET Odonto. O projeto é divido em etapas e estas em fases: a primeira etapa foi desenvolvida na Comunidade Arnesto Penna, em Palma (8º distrito de SM) e, a segunda fase já está sendo finalizada.
Nesta segunda etapa, em Formigueiro, os alunos da Odontologia já finalizaram a primeira fase (avaliação bucal) e ao retonar as atividades do curso, neste semestre, iniciarão a segunda fase (tratamento).
O projeto visa, ainda atender, a longo prazo, a comunidade de Barro Vermelho, em Restinga Seca, desta forma o projeto visa atender as três comunidades envolvidas no Programa Pilão.