Nesta sexta-feira, dia 08/01/2010, a coordenadora executiva Vânia Paulon, do Projeto Pilão, e a Dona Eleodora de paula, uma das integrantes da comunidade de Timbaúva, foram até as cidades de são Gabriel e São Sepé arrecadar assinaturas de menbros da comunidade para a perfuração de um poço artesiano dentro da comunidade.
Esta ação sempre foi um dos objetivos do Projeto Pilão, no entanto foi muito díficil conseguir chegar a um acordo entre os integrantes da comunidade sobre a localização do poço, ficando a srª Dora de Paula a responsável pelo local da perfuração do poço, área onde onde foi encontrado o veio de água, disse a coordenadora.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Tratamento bucal em Palma
No dia 14/12/2009, foi realizada a útima fase da primeira etapa de tratamento bucal dado a comunidade Negra Rural de Palma. O tratamento teve de início uma avaliaão da saúde bucal de todos os integrantes da comunidade, no segundo semestre de 2009. A equipe de alunos bolsistas do curso de Odontologia esteve sob a responsábilidade da profª Drª Kátia Brum.
Foram atendidos até agora os casos de maior urgência, entre eles uma gestante e dois idosos, e foi dada assintência, também, aos casos mais simples, no entanto é previsto a continuação do tratamento desta comunidade para o ano de 2010, uma vez que ainda se há muito que fazer, diz a profª drª Kátia, que pretende, também realizar uma avaliação bucal nas outras comunidades quilombolas participantes do Programa Pilão, durante este ano de 2010.
Arte e cultura AFRO em Timbaúva
No dia 11/12/2009, sexta-feira, foi realizada na Escola E. E. F. São João Batista, em Formigueiro um Encontro de Pais e Mestres e integrantes do Programa Pilão, em que todos os alunos, professores e pais dos alumos (dentre os quais muitos fazem parte das atividades do Pilão) participaram em atividades distintas.
Para os alunos foi dada a Oficina de Arte e Cultura Africana, ministrada pelo Especialista em Cultura Áfricana, Ona Artero.
Para a reunião com as professoras, contou-se com a presença da Profª Ms. Carmen Deleacil Ribeiro. A escola me pareceu bem preparada e está de acordo com o que a Lei 10.639/03 prevê para a Educação, diz a Profª Carmen Deleacil.
A Escola possui oficinas de teatro para ensinar história e cultura (afro)brasileira e gerar a reflexão nos alunos sobre o que os alunos aprendem nas aulas de história.
E, para as atividades com os pais dos alunos, neste dia, compareceram na escola o presidente da Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Santa Maria e Região Alcione Claro para falar sobre Cooperativismo e a Engª Agronôma Lori Brandt para falar de Segurança Alimentar.
Ao fim da tarde houve, também, uma grande confraternização entre os professores da escola e os participantes do Programa Pilão, ocasião em que foram apresentada as geléias quilombolas.
Assinar:
Postagens (Atom)